Instituto Educacional Adonai - CNPJ: 26.645.070/0001-90
LogoIEAdonai
Economia Doméstica

O projeto voluntário Economia Doméstica visa orientar mulheres de baixa renda quanto ao consumo consciente, contribuindo dessa forma na economia familiar.

Justificativa

A Economia Doméstica formalmente veio a existir em 1909 como resultado de mudanças sociais que tiveram lugar com o advento da revolução industrial. Era um campo de conhecimento referente às funções da família, buscando eficácia científica nas tarefas cotidianas da casa objetivando melhoria da qualidade de vida das famílias.


Assim surge a “[...] cadeira de Economia Doméstica que vem do grego Oikonomia que quer dizer “aquela que administra o lar”, com o intuito de atender aos anseios da mulher” (CAMARGO, 2000).

Geração de Renda

A Economia Doméstica envolve iniciativas e hábitos que podem reduzir as despesas desnecessárias da família em casa, despesas como energia, água e alimentação. Alguns cuidados tomados e inseridos nas rotinas de todos da casa conseguem excelentes resultados, fazendo com que a família consiga realizar uma reserva financeira.

O desperdício, de maneira geral, merece atenção e iniciativas que racionalizem a utilização dos recursos disponíveis, o que se aplica a praticamente tudo. Estratégias para evitar desperdícios de água e energia, compras de alimentos e itens de vestimentas, fazem a diferença na economia familiar no fim do mês.

O marketing atual induz a sociedade ao consumo sem pensar se há necessidade do produto.

O projeto Economia Doméstica visa orientar mulheres de baixa renda quanto ao consumo consciente, contribuindo dessa forma na economia familiar.

Publico Alvo

  • Mulheres em situação de vulnerabilidade social

Objetivos

  • Incentivar as mulheres em situação de vulnerabilidade social a adoção de posturas e hábitos econômicos e financeiros;
  • Trabalhar a autoestima, a motivação, a concentração e a integração social;
  • Proporcionar aos participantes do projeto uma perspectiva de vida, visando o aumento da renda e conscientização financeira.

Metas

  • Ministrar palestras sobre economia doméstica para 50 mulheres